Artigos

Produção de milho verão é revisada para baixo

08 DE Dezembro de 2017

Para o milho verão, a AgRural reduziu a estimativa de produção do Centro-Sul do Brasil, que passou dos 21,2 milhões de toneladas estimados no mês passado para 19,7 milhões. A queda em relação ao ano passado, agora, é de 21%. A área plantada na região é estimada em 2,8 milhões de hectares (-16,2% anuais, devido à migração para a soja), enquanto a produtividade média é calculada em 116,7 sacas por hectare (-5,8% anuais).

A redução da produção em relação à estimativa do mês passado deve-se principalmente à substituição da linha de tendência de produtividade (121,2 sacas por hectare) por estimativas de produtividade baseadas nas condições de desenvolvimento das lavouras. Houve redução em relação ao ano passado e à estimativa de novembro por conta principalmente do tempo quente e seco de setembro, que comprometeu o potencial produtivo de parte das lavouras do Sul do país.

Somada à projeção da Conab para o Norte/Nordeste, a estimativa de produção da AgRural para o Centro-Sul resulta em produção de 24,9 milhões de toneladas de milho verão no Brasil, contra 26,3 milhões na estimativa de novembro e 30,5 milhões de toneladas na safra passada. A AgRural fará ajustes na estimativa em meados de janeiro.

Plantio chega a 95%
Até quinta-feira (07), 95% da área de milho verão estava semeada no Centro-Sul do Brasil. O número, que representa avanço de seis pontos em uma semana, é ligeiramente inferior aos 96% do ano passado, mas supera os 86% da média de cinco anos.

Segunda safra
A AgRural divulgará sua primeira estimativa de área plantada com milho na safrinha 2018 na próxima sexta-feira (15). A expectativa é de redução na área devido aos preços pouco atraentes do cereal e ao atraso da safra de soja em alguns estados, causado pela irregularidade das chuvas em outubro.

MILHO VERÃO Produção no Brasil

CONAB/AGRURAL *AgRural dez/17 para Centro-Sul. Conab nov/17 para Norte/Nordeste. Em milhões de toneladas. Baseada em queda anual de 10,1% na área plantada (4,9 milhões de hectares) e queda anual de 9,1% na produtividade (84,2 sacas por hectare). Estimativa anterior (nov/17): 26,3 milhões de toneladas, com área de 5 milhões de hectares e produtividade de 87,4 sacas por hectare (linha de tendência).

MILHO VERÃO Plantio no Centro-Sul do Brasil

AGRURAL  Em % da área total estimada.

Veja Também