Artigos

Atrasada, colheita de milho chega a 36% no Centro-Sul

20 DE Julho de 2018

Com o Paraná liderando o atraso dos trabalhos, a colheita da segunda safra de milho chegou na quinta-feira (19) a 36% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil. Mesmo com avanço semanal de 11 pontos, a colheita segue atrasada na comparação com os 50% do ano passado e os 42% da média de cinco anos. Plantio tardio, demora na perda de umidade dos grãos devido às temperaturas noturnas mais baixas e pouca pressa dos produtores em meio a um mercado pouco atraente explicam o ritmo mais lento.

Paraná lento, Mato Grosso em linha

Quem puxa o atraso é o Paraná, onde apenas 6% da área está colhida, contra 36% há um ano. Em Mato Grosso, por outro lado, o avanço é mais acelerado e 64% da área já está colhida. O índice é inferior aos 78% do ano passado, mas está em linha com a média de cinco anos.

Mato Grosso do Sul e Goiás

No vizinho Mato Grosso do Sul, 17% da área de milho está colhida, contra 24% há um ano. Em Goiás, a colheita chegou a 21% e segue bem atrás dos 41% do ano passado.

Salto em São Paulo

Em São Paulo, o baixo rendimento das lavouras causado pela estiagem fez a colheita avançar rápido nesta semana, saltando de 6% para 20%. Em Minas Gerais, 17% da área está colhida.

Produção

No início de julho, a AgRural elevou sua estimativa de produção de milho segunda safra no Brasil de 57 milhões para 57,1 milhões de toneladas. O pequeno incremento deveu-se a produtividades acima do esperado em Mato Grosso. Mesmo assim, a produção estimada é bem inferior aos 67,4 milhões de toneladas produzidos no ano passado.

A queda deve-se a um recuo de 5,2% na área plantada e a perdas causadas por estiagem em parte do Centro-Sul do país, com destaque para Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por enquanto, os reportes de produtividade que chegam das áreas já colhidas estão em linha com as projeções. A estimativa de produção será revisada no início de agosto.

MILHO 2a SAFRA  Colheita no Centro-Sul do Brasil

AGRURAL Em % da área total estimada.

Veja Também

Política de Privacidade