Artigos
Colheita de soja chega a 17% da área no Brasil; atraso persiste
16 DE Fevereiro de 2018
Com avanço de sete pontos em uma semana, a colheita da safra 2017/18 de soja chegou na quinta-feira (15) a 17% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da AgRural. O número é inferior aos 19% da média de cinco anos e aos 26% de um ano atrás.
Mato Grosso
Apesar da chuva, Mato Grosso teve bom avanço na semana, passando de 30% para 45%, e segue na liderança entre os estados. Os reportes de soja com excesso de umidade têm aumentado, mas as perdas são pontuais e, por enquanto, não ameaçam a supersafra do estado.
Paraná
O Paraná, por sua vez, tem apenas 5% de sua área colhida e segue bem atrasado em relação ao ano passado (20%) e à média de cinco anos (23%). Além do atraso no plantio e do alongamento do ciclo das lavouras, chuvas registradas nesta semana colocaram freio ao avanço das colheitadeiras.
Mato Grosso do Sul e Goiás
O ritmo também é lento em Mato Grosso do Sul, onde 16% da área está colhida, e em Goiás, que colheu 18%. Mas, como o plantio foi bastante concentrado devido ao atraso inicial, muita soja estará pronta para colheita nas próximas semanas. Isso deve dar fôlego extra ao avanço dos trabalhos, desde que o clima permita. O mesmo vale para o Paraná.
No resto do país, a colheita chegou a 5% em Santa Catarina, 12% em São Paulo, 7% em Minas Gerais, 2% na Bahia, 3% em Tocantins, 4% no Pará e 35% em Rondônia.
Rio Grande do Sul e Matopiba
No Rio Grande do Sul, onde a colheita ainda não começou, as chuvas e a queda nas temperaturas registradas nesta semana foram bem-vindas para a fase final de enchimento de grãos. No sul do estado, devem ocorrer perdas de produtividade por estiagem, mas a participação da região na produção gaúcha de soja é relativamente pequena. No Matopiba, a safra segue se desenvolvendo bem.
SOJA Colheita no Brasil

AGRURAL Em % da área total estimada.
VEJA TAMBÉM
- 13/05/2022 Flash USDA Oferta e Demanda - 12 de Maio de 2022
- 09/05/2022 Deficiência de enxofre na agricultura: impacto na produção e como resolver?
- 28/04/2022 Deficiência de fósforo: qual a influência na produção e como resolver?
- 18/04/2022 Por que a agricultura é importante para o mundo?
- 18/04/2022 Conheça os tipos de solos brasileiros e a importância do manejo nutricional
- 14/04/2022 Deficiência de Potássio: como ela influencia na lavoura
- 14/04/2022 Flash USDA Oferta e Demanda - 08 de Abril de 2022
- 14/03/2022 Colheita de soja vai a 64% no Brasil; plantio da safrinha em reta final no Centro-Sul
- 07/03/2022 Com colheita em 55%, produção de soja tem novo corte no Brasil
- 21/02/2022 Com colheita em 33%, clima volta a pressionar lavouras de soja