Artigos

Com bom avanço no PR e em MT, plantio de soja chega a 10% no Brasil

05 DE Outubro de 2018

O plantio da safra de soja 2018/19 continuou avançando em bom ritmo nesta semana. Levantamento da AgRural mostra que até quinta-feira (04) 10% da área a ser cultivada no Brasil estava semeada, ante 5% na semana passada, 5% um ano atrás e também 5% na média de cinco anos.

Paraná

Apesar das chuvas registradas nesta semana, o Paraná segue puxando o plantio brasileiro, com 28% de sua área já semeada e boa vantagem sobre os 18% do ano passado. Para a semana que vem, entretanto, fica o temor de que as chuvas mostradas nos mapas de previsão dificultem o avanço das máquinas.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, 14% da área de soja está plantada, contra 8% há um ano. A região oeste, onde tem chovido melhor, é a mais adiantada. No médio-norte, que tem recebido chuvas mais esparsas, o ritmo é um pouco mais lento.

Mato Grosso do Sul

No vizinho Mato Grosso do Sul, a umidade do solo favorece os trabalhos e 12% da área de soja está plantada, contra 3% no ano passado. Já em Goiás, onde o aumento da umidade ainda é restrito a poucas áreas, o plantio chegou a 1%, mesmo índice da média de cinco anos.

Minas, São Paulo, Rondônia e Santa Catarina

Em Minas Gerais, o plantio ainda não chega a 1%. Apenas áreas pontuais de soja irrigada começaram a ser semeadas no Triângulo Mineiro. Em São Paulo, que um ano atrás ainda não havia dado início ao plantio, 9% da área está semeada. Nos demais estados, o plantio chegou a 8% da área em Rondônia e a 3% em Santa Catarina.

Área e produção

A AgRural estima a área brasileira de soja na safra 2018/19 em 35,8 milhões de hectares, com avanço anual de 1,9%. A produção, baseada por ora em linha de tendência de produtividade, é calculada em 120,3 milhões de toneladas – 1 milhão de toneladas acima do recorde obtido na safra 2017/18.

Veja Também

Política de Privacidade