Artigos

Conheça as 8 principais vantagens do manejo e adubação na agricultura

02 DE Junho de 2022

A realização de um bom manejo e adubação é fundamental para o crescimento saudável das plantas. Apesar de serem práticas bem comuns, sempre é bom saber como aprimorar cada uma delas e aumentar ainda mais a produtividade da lavoura.

Como nem sempre a natureza consegue dar conta do recado, saber como resolver a demanda por nutrientes é algo que não pode ficar de fora do radar de nenhum agricultor. Portanto, o que vem a seguir é algo que vale a pena acompanhar.

Hoje, separamos um conteúdo especial explicando mais detalhes e curiosidades sobre estes dois processos são importantes na vida de um produtor rural. Para saber mais, confira este texto até o fim e ainda confira uma super dica que vai te ajudar a tornar a sua lavoura ainda mais produtiva.

Importância do manejo e adubação na agricultura

Garantir a qualidade do que é plantado é essencial para ter uma colheita fértil e com bons resultados ao final da safra. Isso requer uma série de cuidados ao longo do tempo, incluindo o manejo e adubação feitos de forma adequada.

O manejo exerce uma dupla função neste sentido, pois ajuda a cuidar do solo no presente e ao mesmo tempo proteger para que as novas temporadas possam ser realizadas sem prejudicar a terra. Isso é algo muito importante para todo produtor, pois é sempre interessante realizar ações que gerem um impacto positivo no futuro e ajudem a aumentar as chances de crescimento em um setor que não pode parar.

Elas são super importantes para manter uma boa nutrição das plantas, proporcionando um crescimento forte e cheio de saúde. Como você já sabe, os nutrientes exercem um papel de suma importância para o crescimento das plantações. Alguns deles são providos pelo ar, mas outros acabam sendo fornecidos pelo solo – que nem sempre consegue entregar a quantidade necessária.

Para suprir a ausência tão comum, uma complementação com fertilizantes é a melhor solução. Por conta das várias pesquisas e avanços tecnológicos, é possível suprir essa falta de nutrientes da natureza sem prejudicar a qualidade e mantendo um alto padrão para o consumidor final.

Principais benefícios do manejo e adubação

E na prática, quais são as vantagens que esses dois processos oferecem para uma plantação? Para não deixar nenhuma dúvida pairando no ar, preparamos uma lista com os benefícios que o manejo e adubação oferecem. Confira só!

  1. Um manejo bem feito ajuda a manter o solo bem estruturado e sem impedimentos físicos ou químicos;
  2. Você promove um excelente aumento da matéria orgânica;
  3. Maior disponibilidade de água no solo, provocada pela infiltração de maior quantidade vinda das chuvas;
  4. Diminuição da possibilidade de solos erodidos;
  5. Ajuda a tornar os fertilizantes ainda mais eficientes e garantir um crescimento saudável das plantas;
  6. Contribui para a diminuição da acidez potencial do solo;
  7. Aumento da disponibilidade de macronutrientes e também dos micronutrientes;
  8. Melhoria da eficiência dos adubos minerais pelas culturas seguintes;

Tecnologia no auxílio da produtividade

Como acontece com diversos outros aspectos da agricultura, a tecnologia é de grande ajuda para otimizar a produtividade, diminuir as perdas e garantir uma safra muito mais saudável para o produtor do campo.

Isso acontece de diversas formas e pode ser vista nos softwares, equipamentos e também nos fertilizantes criados para ajudar no desenvolvimento das culturas.

Esse é o caso dos fertilizantes da BRFértil, que contam com diversas opções e proporcionam ao agricultor uma série de alternativas que colaboram para o crescimento de um dos setores mais importantes da economia brasileira.

Conheça agora mesmo a nossa linha de fertilizantes e saiba mais sobre os produtos disponíveis para te ajudar a ser ainda mais produtivo e aumentar os resultados das próximas safras.

Veja Também

Política de Privacidade