Artigos
Conheça os tipos de solos brasileiros e a importância do manejo nutricional
18 DE Abril de 2022
Que o Brasil é repleto de diversidade todo mundo sabe. Mas quando se trata de tipos de solo isso é ainda mais importante para o agronegócio e impacta diretamente na lavoura de milhares de produtores rurais.
Para te ajudar a conhecer mais sobre esse assunto, separamos os principais tipos de solos brasileiros e também quais são os manejos nutricionais que todo agricultor precisa saber. Esse é um assunto que conhecemos bem aqui na BRFértil e também é muito importante para otimizar a sua colheita.
Venha nessa com a gente!
Quatro tipos de solos brasileiros
Por conta da vasta extensão territorial, podemos encontrar quatro tipos de solos no Brasil. Conheça um pouco mais sobre eles:
TERRA ROXA
Considerado muito fértil, ele é visto principalmente nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Possui tonalidade avermelhada e é o resultado de milhões de anos de decomposição das rochas basálticas.
MASSAPÊ
Excelente para a prática de agricultura, este solo de cor escura é muito usado nas culturas de cana-de-açúcar e café. Ele é encontrado principalmente no litoral nordestino e é oriundo da decomposição de rochas com características minerais. No período de seca, possui uma consistência bem rígida e se torna mais pegajoso na época úmida.
SALMOURÃO
Está espalhado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e precisa de um tratamento nutricional para se tornar um bom solo fértil. Possui uma coloração mais clara que os demais e um aspecto arenoso.
ALUVIAIS
Encontrado em diversas partes do Brasil, é formado em decorrência do acúmulo de sedimentos em vales ou áreas de várzea. Possui boa fertilidade e é usado com frequência no plantio de arroz e feijão.
Cuidados com o manejo do solo e aumento da produtividade
Um bom manejo do solo é fundamental para que ele possa render boas colheitas no presente e também no futuro. Para isso, é preciso realizar uma reposição adequada de nutrientes e fazer um monitoramento constante das condições da terra.
A análise química do solo é fundamental para garantir que ele esteja em boas condições para o plantio e também quais são os nutrientes necessários para que isso aconteça.
Quem deseja aumentar a produtividade e não quer comprometer o solo, precisa conhecer o piso em que está trabalhando e contar sempre com os nutrientes certos para otimizar a produtividade e garantir que as próximas lavouras também gerem bons resultados.
Conte com a ajuda da BRFértil
Mais do que oferecer fertilizantes para a sua plantação, a BRFértil possui a solução que todo agricultor precisa para crescer e conseguir ampliar os lucros.
São diversos produtos desenvolvidos pelos melhores produtores mundiais diretamente para a sua terra. Tudo isso com mais de 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional.
Conheça também o nosso blog e veja mais conteúdos sobre os temas que realmente fazem a diferença no seu dia a dia.
VEJA TAMBÉM
- 20/06/2022 Colheita de milho safrinha vai a 11%; umidade dos grãos torna avanço mais lento
- 17/06/2022 Como os agricultores devem proceder com as baixas temperaturas?
- 13/06/2022 Flash USDA: Com mais ritmo em MT, colheita da safrinha vai a 7% no Centro-Sul do Brasil
- 10/06/2022 Flash USDA: Em relatório fraco, destaque foi produção maior de milho na Ucrânia
- 06/06/2022 Com umidade dos grãos ainda alta, colheita da safrinha chega a 3% da área no Centro-Sul
- 02/06/2022 Conheça as 8 principais vantagens do manejo e adubação na agricultura
- 23/05/2022 O que é e como resolver a deficiência de nitrogênio no solo?
- 13/05/2022 Flash USDA Oferta e Demanda - 12 de Maio de 2022
- 09/05/2022 Deficiência de enxofre na agricultura: impacto na produção e como resolver?
- 28/04/2022 Deficiência de fósforo: qual a influência na produção e como resolver?