Artigos

Conheça os tipos de solos brasileiros e a importância do manejo nutricional

18 DE Abril de 2022

Que o Brasil é repleto de diversidade todo mundo sabe. Mas quando se trata de tipos de solo isso é ainda mais importante para o agronegócio e impacta diretamente na lavoura de milhares de produtores rurais.

Para te ajudar a conhecer mais sobre esse assunto, separamos os principais tipos de solos brasileiros e também quais são os manejos nutricionais que todo agricultor precisa saber. Esse é um assunto que conhecemos bem aqui na BRFértil e também é muito importante para otimizar a sua colheita.

Venha nessa com a gente!

Quatro tipos de solos brasileiros

Por conta da vasta extensão territorial, podemos encontrar quatro tipos de solos no Brasil. Conheça um pouco mais sobre eles:

TERRA ROXA

Considerado muito fértil, ele é visto principalmente nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Possui tonalidade avermelhada e é o resultado de milhões de anos de decomposição das rochas basálticas.

MASSAPÊ

Excelente para a prática de agricultura, este solo de cor escura é muito usado nas culturas de cana-de-açúcar e café. Ele é encontrado principalmente no litoral nordestino e é oriundo da decomposição de rochas com características minerais. No período de seca, possui uma consistência bem rígida e se torna mais pegajoso na época úmida.

SALMOURÃO

Está espalhado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e precisa de um tratamento nutricional para se tornar um bom solo fértil. Possui uma coloração mais clara que os demais e um aspecto arenoso.

ALUVIAIS

Encontrado em diversas partes do Brasil, é formado em decorrência do acúmulo de sedimentos em vales ou áreas de várzea. Possui boa fertilidade e é usado com frequência no plantio de arroz e feijão.

Cuidados com o manejo do solo e aumento da produtividade

Um bom manejo do solo é fundamental para que ele possa render boas colheitas no presente e também no futuro. Para isso, é preciso realizar uma reposição adequada de nutrientes e fazer um monitoramento constante das condições da terra.

A análise química do solo é fundamental para garantir que ele esteja em boas condições para o plantio e também quais são os nutrientes necessários para que isso aconteça.

Quem deseja aumentar a produtividade e não quer comprometer o solo, precisa conhecer o piso em que está trabalhando e contar sempre com os nutrientes certos para otimizar a produtividade e garantir que as próximas lavouras também gerem bons resultados.

Conte com a ajuda da BRFértil

Mais do que oferecer fertilizantes para a sua plantação, a BRFértil possui a solução que todo agricultor precisa para crescer e conseguir ampliar os lucros.

São diversos produtos desenvolvidos pelos melhores produtores mundiais diretamente para a sua terra. Tudo isso com mais de 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional.

Conheça também o nosso blog e veja mais conteúdos sobre os temas que realmente fazem a diferença no seu dia a dia.

Veja Também

Política de Privacidade