Artigos

Deficiência de enxofre na agricultura: impacto na produção e como resolver?

09 DE Maio de 2022

Essencial para as plantas, a deficiência de enxofre na agricultura preocupa muitos produtores rurais e faz com que diversas produções sejam jogadas fora. Para resolver isso, encontrar a solução do problema se tornou prioridade no campo.

Mais do que apenas entender como resolver a falta desse nutriente, é preciso compreender qual é a função dele no processo. Dessa forma, o agricultor terá uma noção muito mais completa e poderá fazer a escolha ideal para aumentar a produtividade na hora da colheita.

Chegou a hora de entender tudo sobre esse assunto e conhecer a melhor forma de resolver qualquer problema com a deficiência de enxofre na agricultura.

Importância do enxofre na lavoura

Considerado um dos elementos químicos mais abundantes da natureza, o enxofre está presente na tabela periódica (S) e possui forma sólida e cor amarelada.

Na agricultura, é considerado como um macronutriente fundamental para o crescimento das plantas e é muito utilizado para a produção de fertilizantes que ajudam no desenvolvimento das lavouras.

Apesar de ser muito abundante, o incremento deste elemento traz bons resultados, principalmente em solos que apresentam a falta dele. Em algumas culturas, a necessidade dele é maior até do que a de fósforo, tais como:

  • Feijão
  • Soja
  • Cebola
  • Pimenta
  • Rabanete

Como identificar e resolver a deficiência de enxofre na agricultura?

A deficiência de enxofre na agricultura causa uma formação ruim das plantas, como o crescimento atrofiado. Um sintoma claro que pode ser observado é a necrose nas bordas das folhas.

Entre os principais motivos para a ausência desse nutriente, a falta d’água, falta de matéria orgânica e adubação insuficiente.

A solução pode ser encontrada por meio de uma adubação de enxofre no cultivo. Produtos como o Enxofre de Betonita possuem alta concentração dele e disponibilizam em forma de sulfato para suprir a carência.

Benefícios do uso de fertilizantes de enxofre

Conheça as principais vantagens para o agricultor que utiliza o Enxofre de Betonita para resolver a deficiência na lavoura:

  • Fornecimento regular e contínuo na época de maior necessidade para as plantas
  • Pode ser aplicado em várias culturas
  • Usado de forma estratégica para aumentar a produtividade
  • Permite a aplicação em ambientes secos, pois o enxofre só será liberado em condições de umidade

Além de tudo isso, ele é fácil de ser aplicado e possui um ótimo custo-benefício para o produtor rural.

Escolher o fertilizante certo para sua necessidade é uma decisão que precisa ser feita com muito estudo e atenção. Por isso, os artigos da BRFértil são super indicados para você saber mais sobre o assunto e melhorar a sua produtividade no campo.

Acesse o nosso blog e conheça os conteúdos com dicas, novidades e as informações mais importantes para o agricultor.

Veja Também

Política de Privacidade