Artigos

Deficiência de fósforo: qual a influência na produção e como resolver?

28 DE Abril de 2022

É impossível negar a importância do fósforo na agricultura. Ao lado do potássio e nitrogênio, ele é um dos principais nutrientes para o bom crescimento dos mais variados tipos de culturas.

Por isso que a deficiência de fósforo é um assunto tão importante – e preocupante – para o produtor agrícola. Afinal de contas, a ausência desse elemento pode atrapalhar a produtividade e consequentemente os lucros na hora de colher a safra.

Pois o que fazer quando ele está em falta? Confira este artigo até o fim e saiba tudo sobre esse assunto e conheça a solução mais indicada para esse caso.

Importância do fósforo na agricultura

Contar apenas dos elementos do solo é um risco que nenhum agricultor pode correr. Para isso, contar com a ajuda de fertilizantes é fundamental para garantir uma alta produtividade e a colheita farta.

E, nesse sentido, o uso do fósforo na agricultura é uma das principais formas de tratar bem o cultivo e gerar um impacto direto na produção. Ele é a maior fonte de energia para a realização de alguns processos de crescimento das plantações, como a fotossíntese.

Como nem sempre ele está totalmente presente na quantidade adequada na natureza, é comum que sejam realizados estudos para conhecer mais precisamente o solo e indicar quais são os nutrientes necessários e em qual quantidade deve ser feita a reposição.

Identificando a ausência de fósforo na plantação

Encontrar o problema é o primeiro passo para resolvê-lo. Pois é exatamente por aqui que começamos a identificação da ausência de fósforo – verificada no estudo do solo.

É o resultado dessa análise que irá determinar o estado atual, mas é possível perceber alguns sinais claros de que as coisas não estão bem e é hora de agir para salvar a plantação.

Quando está em falta, o processo acontece de maneira falha e resulta em uma colheita de produtos menos desenvolvidos e atraentes para o consumidor final. Entre os principais sinais da insuficiência de fósforo estão:

  • Redução do crescimento do caule e das raízes;
  • Aparecimento de necroses nas folhas e pecíolos;
  • Folhas jovens com tendência a escurecer ou ficarem azuladas, enquanto as mais velhas ficam com tonalidade avermelhada.

Como repor a deficiência de fósforo?

O uso de fertilizantes é uma forma muito eficiente para resolver a falta de fósforo no solo. Soluções como o Fosfato Diamônico, superfosfato triplo e superfosfato simples são altamente recomendadas para o uso em locais onde é necessário suprir essa carência.

Eles podem ser utilizados para muitas culturas e possuem uma aplicação simples, o que torna todo o processo muito mais simplificado. Pois, dessa forma, o agricultor consegue contornar a situação e manter

Isso ajuda a manter uma plantação muito mais saudável e consequentemente ter melhores resultados na hora da colheita. Ou seja, todo o investimento acaba apresentando um ótimo custo-benefício para o produtor.

Não é por acaso que a procura por fertilizantes de qualidade é sempre uma boa pedida para quem deseja seguir por um caminho seguro e alcançar uma produtividade conforme o esperado.

Entenda tudo sobre nutrientes

O conhecimento é fundamental para conseguir sempre o melhor em qualquer área, e não seria diferente na hora de cuidar da sua lavoura.

Pensando nisso, preparamos um Guia de Nutrientes que apresenta tudo que você precisa saber sobre os elementos que fazem com que suas culturas possam crescer bonitas, fortes e cheias de saúde.

Baixe agora mesmo e confira este conteúdo exclusivo que a BRFértil preparou para você!

Veja Também

Política de Privacidade