Artigos

Deficiência de Potássio: como ela influencia na lavoura

14 DE Abril de 2022

Uma boa nutrição é essencial para garantir que uma plantação possa crescer e gerar bons resultados no agronegócio. Quando isso não ocorre, problemas como a deficiência de potássio podem aparecer e acabar em prejuízo para o produtor rural.

Para evitar que aconteça ou resolver antes que se agrave, é preciso conhecer mais do assunto primeiro. Por isso, hoje vamos te explicar o que é a deficiência de potássio e como acabar de uma vez por todas na sua lavoura.

O que é a deficiência de potássio?

O potássio é um dos nutrientes mais importantes nas plantações. Ele cumpre muitas funções importantes e que ajudam as plantas a crescerem fortes e mais bonitas. Porém, o uso frequente do solo pode afetar negativamente a nutrição natural e ocasionar a falta desse elemento.

Quando isso ocorre, as plantas ficam comprometidas seriamente e apresentam um aspecto bem peculiar. Como consequência, a produtividade sofre também e é necessário intervir para que a situação não coloque todo o seu planejamento em risco.

Podemos identificar a deficiência de potássio observando os seguintes pontos:

  • Margem das folhas secas ou “queimadas”
  • Crescimento lento da plantação
  • Baixo desenvolvimento do sistema radicular
  • Apresentam facilidade em serem quebradas
  • Produção de frutos pequenos

Podemos entender que a falta da quantidade necessária de potássio atrapalha o processo de evolução da plantação, que até pode seguir, mas percorre a jornada com muitas falhas e finaliza em uma produção que fatalmente acarretará perdas para o produtor.

A solução para o problema da falta de potássio

Mais simples do que entender o que é e como podemos notar a deficiência de potássio, só mesmo resolver o problema.

Assim como muitas outras questões relacionadas aos nutrientes das plantas, o uso de fertilizantes é a saída mais indicada para eliminar essa questão e garantir que sua lavoura renda ótimos frutos na hora da colheita.

Um dos principais é o cloreto de potássio, largamente usado na agricultura brasileira por conta do excelente custo-benefício, facilidade de manuseio e aplicação e também pela alta confiabilidade no produto.

Por conta de todas essas características é fácil entender a razão desse fertilizante ser uma das melhores escolhas para solucionar o caso de um jeito seguro e sem pesar no seu orçamento.

Usando na sua plantação

Encontrar a melhor alternativa para a sua lavoura é fácil, rápido e pode ser feito com a maior confiança quando se escolhe uma empresa especialista no assunto. E, para a sua sorte, a resposta está muito mais perto do que imagina.

Para ter tudo isso agora mesmo, é só conversar com um especialista da BRFértil e conhecer as soluções que possuímos para acabar com a deficiência de potássio na sua plantação.

São anos de experiência no mercado e muito desenvolvimento em pesquisa para oferecer o melhor para o empreendedor do campo otimizar os resultados na hora da colheita. Conheça já!

Veja Também

Política de Privacidade