Artigos

A importância dos fertilizantes na produção de alimentos

29 DE Março de 2016

Nos últimos anos a população mundial atingiu a impressionante marca de 7 bilhões de pessoas. As previsões são de que cheguemos a 9 bilhões em 2050.

Em consequência disso, as produções de alimentos precisam ser cada vez maiores. Estimativas revelam a necessidade de produzir, nos próximos 40 anos, a mesma quantidade de alimentos produzidas nos últimos 8.000 anos.

Neste desafio mundial, de produzir alimentos, fibras e energia, suficientes para atender a demanda de uma população crescente e cada vez mais exigente, o Brasil se posiciona de forma estratégica, pois além de apresentar um potencial para aumento de exploração de terras agricultáveis ainda não exploradas, faz uso de um conhecimento tecnológico cada vez mais desenvolvido. Estes fatores aliados a uma capacidade excepcional de nossos empresários agrícolas nos levam a ser, cada vez mais, um país imprescindível no aumento da disponibilidade de alimentos para a população do planeta.

E é neste contexto que os fertilizantes se inserem como insumos essenciais, pois respondem por 50% da produção de alimentos no mundo. Da mesma forma, o potencial produtivo brasileiro está inteiramente ligado com o uso de fertilizantes, sem os quais nossa capacidade de produzir de forma crescente e sustentável seria extremamente prejudicada.

Ano a ano se tem demonstrado que existe uma evolução sustentável no uso dos fertilizantes para incremento das produções agrícolas em menores espaços físicos de terra. Então, também no Brasil que é um dos maiores consumidores mundiais de fertilizantes, o que se verifica é que o aumento na produtividade está intimamente ligado ao uso cada vez mais racional e técnico destes insumos. Para caracterizar este fato basta analisar que a agricultura brasileira, nos últimos 35 anos, teve sua área cultivada aumentada em 36,2% enquanto que a produção cresceu 253%.

Neste cenário a BRFértil, que tem em seu DNA a experiência acumulada de mais de 20 anos de mercado, acompanhando a evolução tanto do nível tecnológico dos nossos empresários rurais quanto do aumento destas crescentes necessidades na produção de alimentos, tem um papel decisivo no atendimento de uma demanda crescente por fertilizantes que disponibilizem nutrientes de forma especial e diferenciada.

O mundo irá precisar de alimentos de forma crescente e ininterrupta, é nosso papel trabalhar cada vez mais neste sentido e colaborar com o que temos de conhecimento e vontade para que nossas futuras gerações tenham condições mínimas de viver em um planeta sustentável.

Veja Também

Política de Privacidade