Artigos

MT acelera colheita de soja, mas atraso persiste em outros estados

23 DE Fevereiro de 2018

A colheita da safra 2017/18 de soja chegou na quinta-feira (22) a 25% da área cultivada no Brasil. O avanço de oito pontos em uma semana foi puxado por Mato Grosso, mas poderia ter sido maior, não fosse o ritmo ainda lento em outros estados. Um ano atrás, 36% da colheita já estava feita no Brasil. A média de cinco anos é de 27%.

Mato Grosso
Em Mato Grosso, a colheita saltou de 45% para 61% em uma semana, abrindo vantagem sobre a média de cinco anos e se aproximando dos 65% do ano passado. Apesar das chuvas diárias e de ainda haver lotes saindo com excesso de umidade das lavouras, os volumes de chuva registrados nesta semana foram menores e os casos de perdas, que já eram pontuais, diminuíram.

Goiás
Nos outros grandes produtores, porém, o ritmo mais forte esperado para a segunda quinzena de fevereiro ainda não se confirmou. Goiás teve boa evolução na semana, saltando de 18% para 30%, mas segue longe do desempenho do ano passado, já que o plantio da atual safra foi muito atrasado no estado.

Paraná e Mato Grosso do Sul
No Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde o atraso no plantio e o alongamento do ciclo têm colocado freio ao avanço das colheitadeiras, nesta semana foi a chuva que atrapalhou os planos de acelerar os trabalhos. No Paraná, houve avanço de 5% para 11%. Em Mato Grosso do Sul, a colheita passou de 16% para 25%. O atraso em relação à safra passada deve diminuir nos próximos dias, caso a previsão de tempo mais seco se confirme nos dois estados.

Demais estados
No resto do país, a colheita chegou a 8% em Santa Catarina, 22% em São Paulo, 15% em Minas Gerais, 2% na Bahia, 3% no Tocantins, 4% no Pará e 55% em Rondônia. No Matopiba, onde a colheita ainda é pontual, os bons volumes de chuva registrados agora em fevereiro vão reforçando a expectativa de safra cheia.

No Rio Grande do Sul, que ainda não começou a colher, chuvas muito bem-vindas caíram nesta semana sobre diversas áreas do estado. A safra gaúcha deve ser boa, apesar das perdas de produtividade no sul, onde faltou chuva ao longo do ciclo.

Produção recorde
No início de fevereiro, a AgRural estimou a produção brasileira de soja na safra 2017/18 em 116,2 milhões de toneladas, novo recorde para o país. O número será revisado na primeira semana de março.

SOJA  Colheita no Brasil

AGRURAL  Em % da área total estimada.

Veja Também

Política de Privacidade