Artigos

O que é e como resolver a deficiência de nitrogênio no solo?

23 DE Maio de 2022

A importância dos nutrientes para o crescimento das plantas faz com que esse assunto seja primordial para todo produtor rural. Afinal de contas, a falta de algum deles pode causar problemas e gerar prejuízo, como o que acontece quando existe deficiência de nitrogênio na lavoura.

Essa situação preocupa bastante e o conhecimento é a melhor solução para saber como identificar, quais as causas e descobrir como corrigir para salvar a plantação. Por isso, hoje trouxemos todas as informações que você precisa para resolver esse assunto de uma vez por todas.

Vamos conhecer o conceito e aprender como colocar em prática a solução que vai te ajudar a evitar essa dor de cabeça na sua lavoura. Venha com a gente e saiba tudo sobre o assunto!

O que é a deficiência de hidrogênio?

Ter uma boa nutrição é fundamental para o desenvolvimento apropriado de uma planta. Isso significa que todos os elementos precisam estar disponíveis na quantidade adequada ao longo do processo.

A deficiência de hidrogênio ocorre quando ele é insuficiente ou até mesmo inexistente para o crescimento da semente, principalmente nos primeiros estágios de crescimento. Isso causa um retardamento no processo, consequentemente atrapalhando essa fase muito importante para o cultivo.

Como identificar a deficiência de nitrogênio na agricultura?

Encontrar os sinais da deficiência de nitrogênio nas plantas não é uma tarefa difícil, sendo os principais deles durante o período de crescimento. Para te ajudar na missão, confira a lista com as evidências do problema que podem ser vistas por você e vão ajudar a descobrir se as suas culturas estão passando por esse tipo de situação.

  • Crescimento escasso e atrofiado da planta, menor do que o habitual
  • Folhagem torna-se verde ou amarela de maneira uniforme
  • As folhas mais velhas apresentam uma descoloração amarela e aspecto necrosado
  • Folhas em baixa quantidade
  • Proteção mais frágil contra ataques de pragas e insetos

Do outro lado, o excesso de nitrogênio também é um problema e pode ser observado quando a planta adquire um aspecto murcho e queimado.

Como corrigir a deficiência de nitrogênio nas plantas?

Realizar uma boa nutrição do solo não é apenas importante para acabar com a ausência ou deficiência de nitrogênio, mas também para garantir que os demais elementos estejam presentes para fortalecer a plantação.

A aplicação do produto adequado e na hora certa é de suma importância para salvar a lavoura antes que tudo se perca e ao mesmo tempo evitar que a próxima safra não sofra do mesmo mal. Como é uma solução de ótimo custo-benefício, ela é altamente recomendada para os produtores rurais que passam por situações como essa.

Além disso, é altamente recomendado que o agricultor realize um estudo de solo para verificar qual a condição da terra. Ele irá mostrar qual o estado atual e servirá como base para descobrir se há deficiência de nitrogênio ou algum outro nutriente e quais serão as próximas ações para consertar as possíveis adversidades que impedem o crescimento adequado da produção.

Encontre a solução para a sua lavoura

A BRFértil possui uma linha completa de fertilizantes perfeitos para atender o produtor que deseja otimizar a produtividade com segurança, tecnologia e com o que há de mais moderno no mercado.

Conheça nossos produtos e descubra o que podemos fazer para ajudar a melhorar ainda mais os seus resultados na hora da colheita.

Veja Também

Política de Privacidade