Artigos
O que é e como resolver a deficiência de nitrogênio no solo?
23 DE Maio de 2022
A importância dos nutrientes para o crescimento das plantas faz com que esse assunto seja primordial para todo produtor rural. Afinal de contas, a falta de algum deles pode causar problemas e gerar prejuízo, como o que acontece quando existe deficiência de nitrogênio na lavoura.
Essa situação preocupa bastante e o conhecimento é a melhor solução para saber como identificar, quais as causas e descobrir como corrigir para salvar a plantação. Por isso, hoje trouxemos todas as informações que você precisa para resolver esse assunto de uma vez por todas.
Vamos conhecer o conceito e aprender como colocar em prática a solução que vai te ajudar a evitar essa dor de cabeça na sua lavoura. Venha com a gente e saiba tudo sobre o assunto!
O que é a deficiência de hidrogênio?
Ter uma boa nutrição é fundamental para o desenvolvimento apropriado de uma planta. Isso significa que todos os elementos precisam estar disponíveis na quantidade adequada ao longo do processo.
A deficiência de hidrogênio ocorre quando ele é insuficiente ou até mesmo inexistente para o crescimento da semente, principalmente nos primeiros estágios de crescimento. Isso causa um retardamento no processo, consequentemente atrapalhando essa fase muito importante para o cultivo.
Como identificar a deficiência de nitrogênio na agricultura?
Encontrar os sinais da deficiência de nitrogênio nas plantas não é uma tarefa difícil, sendo os principais deles durante o período de crescimento. Para te ajudar na missão, confira a lista com as evidências do problema que podem ser vistas por você e vão ajudar a descobrir se as suas culturas estão passando por esse tipo de situação.
- Crescimento escasso e atrofiado da planta, menor do que o habitual
- Folhagem torna-se verde ou amarela de maneira uniforme
- As folhas mais velhas apresentam uma descoloração amarela e aspecto necrosado
- Folhas em baixa quantidade
- Proteção mais frágil contra ataques de pragas e insetos
Do outro lado, o excesso de nitrogênio também é um problema e pode ser observado quando a planta adquire um aspecto murcho e queimado.
Como corrigir a deficiência de nitrogênio nas plantas?
Realizar uma boa nutrição do solo não é apenas importante para acabar com a ausência ou deficiência de nitrogênio, mas também para garantir que os demais elementos estejam presentes para fortalecer a plantação.
A aplicação do produto adequado e na hora certa é de suma importância para salvar a lavoura antes que tudo se perca e ao mesmo tempo evitar que a próxima safra não sofra do mesmo mal. Como é uma solução de ótimo custo-benefício, ela é altamente recomendada para os produtores rurais que passam por situações como essa.
Além disso, é altamente recomendado que o agricultor realize um estudo de solo para verificar qual a condição da terra. Ele irá mostrar qual o estado atual e servirá como base para descobrir se há deficiência de nitrogênio ou algum outro nutriente e quais serão as próximas ações para consertar as possíveis adversidades que impedem o crescimento adequado da produção.
Encontre a solução para a sua lavoura
A BRFértil possui uma linha completa de fertilizantes perfeitos para atender o produtor que deseja otimizar a produtividade com segurança, tecnologia e com o que há de mais moderno no mercado.
Conheça nossos produtos e descubra o que podemos fazer para ajudar a melhorar ainda mais os seus resultados na hora da colheita.
VEJA TAMBÉM
- 01/08/2022 Porto de Paranaguá é principal porta de entrada de fertilizantes no Brasil
- 01/08/2022 Plantações vivem expectativa de crescimento no agronegócio brasileiro
- 27/07/2022 Saiba tudo sobre o fertilizante NP+S e entenda como ele pode ajudar na sua plantação
- 25/07/2022 Como saber se um solo tem deficiência de nutrientes?
- 21/07/2022 Fertilizante NPK: o que é, para que serve e quais são as principais características?
- 13/07/2022 Brasil no ranking dos principais produtores de milho
- 12/07/2022 Flash USDA: Cortes na demanda derrubam cotações da soja em Chicago
- 04/07/2022 Flash USDA: Safrinha está 31% colhida no Centro-Sul; PR e MS ainda lentos
- 20/06/2022 Colheita de milho safrinha vai a 11%; umidade dos grãos torna avanço mais lento
- 17/06/2022 Como os agricultores devem proceder com as baixas temperaturas?