Artigos

Por que apostar no agronegócio brasileiro?

15 DE Março de 2016

O desempenho do agronegócio brasileiro não tem comparação em termos de evolução de produtividade e geração de renda.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção agrícola de grãos no Brasil saltou de 57,8 milhões de toneladas em 1991 para espetaculares 209,5 milhões de toneladas em 2015. Esta produção está principalmente baseada nas culturas da soja, milho, algodão, trigo, feijão, arroz, café, cana de açúcar, entre muitas outras culturas. A produção nacional foi superior em 2015 com relação a 2014 em 7,7%.

Para 2016, a expectativa é que o país produza 0,6% a mais que em 2015, o que corresponderá a 210,7 milhões de toneladas.

Também segundo o IBGE, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 1,8% em relação a 2014 e apresenta um crescimento constante de 3,6% em média nos últimos 19 anos. Alguns produtos registraram aumento na produção, com destaque para as lavouras de soja (11,9%), milho (7,3%), cana-de-açúcar (2,4%). Na pecuária, os destaques em crescimento estão nos segmentos de suínos (5,3%) e frango (3,8%).

O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários:

Primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas;

Lidera o ranking nas vendas externas de soja, de carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro;

Apresenta destaque expressivo nos mercados internacionais de milho, arroz, castanhas, nozes, além de suínos e pescados.

O bom desempenho das exportações do setor e a oferta crescente de empregos na cadeia produtiva não podem ser atribuídos apenas à vocação agropecuária brasileira. O desenvolvimento científico-tecnológico e a modernização da atividade rural, obtidos por intermédio de pesquisas e da expansão da indústria de máquinas e implementos, contribuíram igualmente para transformar o país numa das mais respeitáveis plataformas mundiais do agronegócio. A adoção de programas de sanidade animal e vegetal, garantindo a produção de alimentos saudáveis, também ajudou o país a alcançar essa condição.

Um fator bastante importante, no posicionamento brasileiro  em um cenário de explosão populacional global e de sua consequente necessidade de aumento nas produções e ofertas de alimentos, está no fato de que o Brasil é um dos únicos países que ainda apresentam potencial de aumento de áreas de exploração agrícola sem afetar significativamente o meio ambiente. Fato este que coloca o nosso país em posição estrategicamente privilegiada.

A BRFértil, empresa genuinamente brasileira, que importa e comercializa fertilizantes convencionais e especiais, de uso agrícola e industrial, se coloca neste cenário como peça importante na difusão de tecnologias cada vez mais atuais e que vêm de encontro ao que necessita o empresário do agronegócio nacional cada vez mais exigente e tecnificado.

Aqui estão apenas algumas informações que colaboram na análise dos cenários possíveis para a evolução do agronegócio brasileiro e do seu potencial econômico e social; e pretende demonstrar que inúmeras oportunidades estão presentes neste claro contexto de crescimento e de desenvolvimento, mesmo em um atual cenário político-econômico extremamente adverso.

Veja Também

Política de Privacidade