Artigos

Safra 2017/18 de soja já está 84% plantada no Brasil

24 DE Novembro de 2017

O plantio da safra brasileira 2017/18 de soja chegou na quinta-feira (23) a 84% da área total estimada, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de 11 pontos em uma semana, supera ligeiramente os 83% de um ano atrás e é maior que os 79% da média de cinco anos. Entre os principais estados produtores, os trabalhos já estão perto do fim em Mato Grosso do Sul (99%), Paraná (96%) e Mato Grosso (96%). Em Goiás, que já foi o estado mais atrasado desta safra, mas que vem plantando muito rapidamente desde que as chuvas se regularizaram, 90% da área está semeada.

Menos chuva e mais frio
De um modo geral, o plantio avança sem maiores percalços e as lavouras se desenvolvem bem em todo o país. A redução das chuvas no Matopiba e as temperaturas mais baixas no Sul do país chamaram a atenção nesta semana, mas não chegam a comprometer nem o ritmo da semeadura, nem o potencial produtivo das lavouras.

No Sul, o plantio chegou a 96% no Paraná, 88% em Santa Catarina e 71% no Rio Grande do Sul, com destaque para o rápido avanço da semeadura gaúcha, que está dez pontos à frente da média de cinco anos. No Matopiba, 58% da área está plantada no Maranhão, 45% no Tocantins, 31% no Piauí e 65% na Bahia. Todos estão adiantados em relação à média de cinco anos.

SOJA Plantio no Brasil

AGRURAL Em % da área total estimada.

Veja Também

Política de Privacidade